Por trás de um bom projeto pedagógico, está a pergunta: que educação desejamos? No Mágico de Oz, além de todo o nosso trabalho educativo está o desejo por uma infância feliz, curiosa, rica em experiências, plena de afeto no calor do convívio com outras crianças e com os adultos educadores.
A criança da Educação não pode ser vista como o futuro – o futuro aluno, o futuro cidadão, a promessa. A criança é um sujeito de direitos aqui e agora: um indivíduo em sua integralidade, com sua forma de ver o mundo, com saberes, vista em suas potencialidades presentes, e não como um vir a ser.
Nesse projeto, o brincar é um princípio essencial para que as crianças se desenvolvam com alegria e liberdade, se socializando, construindo simbolicamente o mundo do qual fazem parte, exercitando a curiosidade natural e vivendo a vida como uma permanente descoberta.
Tudo acontece por meio de processos lúdicos, em projetos interdisciplinares que estimulam a curiosidade das crianças, com a oferta contínua de experiências desafiadoras. Em matemática, em língua portuguesa (oral e escrita), no inglês, na tecnologia, nas artes, na música e nos esportes, as crianças vivem a infância desenvolvendo as múltiplas linguagens pelas quais aprendem e se relacionam com o outro e com o mundo.
Em todos os momentos e espaços, tudo é pensado para que a criança cresça e ganhe autonomia, sem perder os valores principais da infância: a curiosidade e a vontade de aprender mais, descobrir e ser feliz. Este é o movimento que o mundo do século XXI está pedindo hoje.